REGULAMENTO

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL
DE FUTEBOL 2011

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Coordenação Municipal de Esportes
LDA – Liga Desportiva de Aporá



PROMOÇÃO:

Coordenação Municipal de Esportes





APOIO:
Prefeitura Municipal de Aporá






JANEIRO / 2011

Dispõe sobre o Regulamento do Campeonato Inter-Comunidades de Futebol, edição 2011. Depois de discutido e aprovado em reunião do dia __/___/2011, com os representantes das equipes/Comunidades.
O Coordenador Municipal de Esportes e o Departamento Esportivo da LDA – Liga Desportiva de Aporá, Aporá - Bahia, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE,


Publicar as normas estabelecidas para a disputa do Campeonato Inter-Comunidades de Futebol, edição 2011, categoria adulto/masculino.

1 -       DA ORGANIZAÇÃO, REALIZAÇÃ0 E PROMOÇÃO:
         Artigo 1º - O presente regulamento contém as disposições normativas que regerão o Campeonato Inter-Comunidades de Futebol, promovido pela Coordenação Municipal de Esportes e pelo Departamento Esportivo e Social da LDA.
         Artigo 2º - Para o presente Campeonato, vigorarão as disposições contidas neste regulamento e as regras oficiais de futebol da CBF - Confederação Brasileira de Futebol.
         Artigo 3º - Este regulamento parte do princípio de que todos os participantes são conhecedores do mesmo e das regras oficiais de futebol da CBF - Confederação Brasileira de Futebol e, que, uma vez inscrita aceitam e acatam todas as disposições deste regulamento.

2 -       DO OBJETIVO:
         Artigo 4º - O Campeonato Inter-Comunidades de Futebol têm como objetivos:
a)    - proporcionar aos participantes momentos de lazer e entretenimento por meio do esporte;
b)    - despertar em todos os envolvidos o espírito de cidadania;
c)    - resgatar em nossa cidade/comunidades o tradicional torneio/campeonato;
d)    - oportunizar aos envolvidos um maior engajamento filantrópico social.

3 -       DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO E LOCAL DOS JOGOS:
         Artigo 5º - O Campeonato Inter-Comunidades de Futebol, edição 2011 será iniciado no dia ___ de ________ de 2011 e termino no dia ___ de _________de 2011, sendo que as 04 (quatro) primeiras equipes sorteadas jogarão na abertura. Neste dia, com início a partir das 13h30minutos.
         Artigo 6º - A data e horários determinados pela Tabela Oficial de jogos não poderão ser alteradas, salvo determinação da organizadora.
Artigo 7º - Os jogos serão realizados no Estádio Municipal de Aporá.

4 -       DAS INSCRIÇÕES DAS EQUIPES E DOS ATLETAS:
         Artigo 8º - O período de inscrição das equipes e respectivos atletas para participação no Campeonato Inter-Comunidades de Futebol será determinada até a terceira rodada, inclusive o prazo de transferência de jogadores entre equipes;
         Parágrafo único: o jogador escrito numa equipe poderá se transferir para outra, desde que não tenha atuado em nenhuma partida e com a liberação do presidente por escrito conforme prazo estabelecido neste artigo;  
            Artigo 9º - As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas através de formulário fornecido pela Comissão Organizadora, devendo ser devidamente preenchido e devolvido dentro do prazo estabelecido.
         Artigo 10º - Para a disputa do Campeonato, cada equipe terá direito a inscrever no mínimo 15 atletas e no máximo 25 atletas, sendo que é permitido 05 (cinco) atletas de outro município;
         Parágrafo primeiro: Considerado jogador do Município de Aporá-Ba: aquele que comprovar residência através do título de eleitor e/ou comprovante de residência do próprio ou dos pais;
            Parágrafo segundo: A equipe que aderir ao campeonato e durante a competição abandoná-lo está exclusa do próximo campeonato e corre o risco de ficar fora da LDA. Sendo que os jogadores desta equipe não poderão atuar em outra equipe no campeonato em curso;
           Artigo 11º - Somente poderá participar da competição atletas com a idade mínima de 15 (quinze) anos, sendo de responsabilidade da presidência de cada agremiação, isentando a coordenação do campeonato de qualquer eventualidade. inclusive os menores de 18 anos deverão ter autorização dos responsáveis.
         Parágrafo único: Em caso de acidentes com atletas durante a partida a LDA disponibiliza dos primeiros socorros (transporte até a unidade de saúde mais próxima), em casos de tratamentos contínuos a coordenação não se responsabiliza pelo mesmo;
         Artigo 12º - Cada atleta poderá atuar somente por uma equipe. Caso se inscreva para mais de uma estará automaticamente eliminado da competição. Salvo não atuando na equipe, e com a liberação por escrito do presidente;
         Artigo 13º - Após a entrega das inscrições dos atletas com seus documentos de identificação com fotografia (Xerox de: RG ou CH,) e de comprovação de residência (título eleitoral e comprovante de residência) do próprio ou dos pais, os mesmo ficarão retidos com a coordenação durante a competição;
         Parágrafo Único: serão exigidos documentos originais na primeira partida de cada atleta;   
Artigo 14º - composição do banco de reservas: um Técnico, um massagista, um roupeiro e mais seis (06) jogadores. Compete ao técnico e demais componentes, zelar pela disciplina de sua equipe, dando um bom exemplo de conduta, respeito às regras, aos árbitros e à Comissão Organizadora.

5  -     DAS PARTIDAS:
         Artigo 15º - Na 1ª Fase, as equipes jogarão entre si, apenas um jogo, classificando-se para a 2ª Fase as 04 (quatro) melhores colocadas, na forma de duas chaves, serão 02(duas) de acordo com a Tabela da competição.
           Artigo 16º - A duração das partidas na fase eliminatória será de 90 minutos, dividida em 02 meios tempos de 45 minutos cada, com 15 minutos de intervalo.
         Artigo 17º - Duração da partida final será de 90 minutos, dividida em 02 meios tempos de 45 minutos cada, com mudança de lado com intervalo de 15 minutos para descanso. Considerando que haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos para se iniciar a partida.
          Artigo 18º - Cada equipe poderá realizar até 05 (cinco) substituições por partida.
           Artigo 19º - Todos os atletas deverão apresentar ao mesário da partida, um documento oficial para confirmação de seus dados: Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou qualquer documento oficial/original que contenha foto e assinatura, inclusive deverá ficar de posse da mesa até o final da partida, quando será devolvido.
         Artigo 20º - Somente poderão permanecer no banco de reservas no período de sua disputa, além dos atletas suplentes, os citados no artigo 14, os quais deverão estar previamente inscritos na súmula de jogo.
           Artigo 21º - A equipe que não se apresentar em condições de jogo até 15 minutos após o horário determinado para a 1ª partida será considerada perdedora por WXO e, neste caso, não apresentando uma justificativa após 24 horas, será eliminada do torneio.

6 -     DO CRITÉRIO DE DESEMPATE:
           Artigo 22º - Nas partidas eliminatórias, fica estabelecido os seguintes critérios para efeito de desempate: maior número de vitórias, saldo de gols, número de gols pró e confronto direto. Salvo nas partidas das semi-finais e finais, que deverão ser cobradas penalidades máximas para o mesmo fim.

7 -      DOS UNIFORMES:
         Artigo 23º - Todas as equipes participantes terão que se apresentar para as partidas UNIFORMIZADAS. O uniforme será composto de CAMISAS NUMERADAS, calções e meiões esportivos PADRONIZADOS, além dos calçados.

8  -     DA DISCIPLINA E DOS RECURSOS:
         Artigo 24º - As infrações disciplinares que vierem acontecer por parte de atletas, técnicos e demais membros da equipe serão penalizadas da seguinte forma:
          a) –  Dos atletas:
         a.1- Cartão amarelo - advertência para atletas envolvidos diretamente no jogo; O jogador que receber o terceiro cartão amarelo, cumprirá suspensão automática na partida seguinte.
         a.2- Cartão vermelho - expulsão da partida e após julgado pela Comissão Organizadora, onde há possibilidades de eliminação da competição.
       

          b) – Dos dirigentes, comissão técnica e atletas:
Qualquer atitude de desacato, agressões verbais ou físicas, dentro ou fora do campo de jogo, que venha afetar o brilho da competição no seu decorrer normal será passível de punições. Após ser apreciada será aplicada uma das seguintes penalizações:
     b.1 - Advertência verbal ou escrita;
     b.2 - Eliminação da competição;
     b.3 - Exclusão de 6 (seis) meses a 1(um) anos em competições municipais.
         Artigo 25º - As equipes disputantes poderão interpor recursos, caso julguem necessário, após 24 (vinte e quatro) horas do encerramento da sua partida em questão para a Comissão Organizadora que após o protocolo terá um prazo de decisão de 48 horas.
         Parágrafo Único: Os recursos deverão ser por escrito, fundamentado e com provas concretas e suficientes, assinado pelo presidente da equipe.
            Artigo 26º - As decisões da Comissão Organizadora serão irrevogáveis, não cabendo recurso a nenhum outro órgão esportivo.

9 -       DA PREMIAÇÃO:
         Artigo 27º - Serão oferecidas as equipes e atletas participantes:
Equipe campeã: Troféu e medalhas de campeão + prêmio extra de R$: 1.100,00
Equipe Vice-campeã: Troféu e medalhas respectivas + prêmio extra de R$ 800,00
Equipe terceira colocada: Prêmio de R$ 500,00
Artilheiro: Prêmio de R$ 200,00
Goleiro menos vazado: Prêmio de R$ 200,00
Melhor jogador: Prêmio de R$ 200,00

10 -     DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
         Artigo 28º - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por acidentes ocorridos com participantes da competição, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante ou após as partidas, conforme o parágrafo único do artigo 11º, porém, não medirá esforços para amenizá-los.
         Artigo 29º - Caberá à Comissão Organizadora do Torneio tomar todas as providências necessárias à realização da competição, bem como dirimir os casos omissos e a interpretação do presente Regulamento.



Aporá - Bahia, 10 de Janeiro de 2011.





Raimundo Dantas De Santana
Coordenação Municipal de Esportes
Contatos: (75) 3434-3000 e/ou 9944-8017


Anexo do Regulamento do Campeonato Inter-comunidades, Edição 2011

Artigos modificados, aprovados em votação no dia 15/01/2011
            Artigo 8º - O período de inscrição das equipes e respectivos atletas para participação no Campeonato Inter-Comunidades de Futebol será determinada até a terceira rodada da equipe, inclusive o prazo de transferência de jogadores entre equipes;
Artigo 10º - Para a disputa do Campeonato, cada equipe terá direito a inscrever no mínimo 15 atletas e no máximo 25 atletas, sendo que é permitido 05 (cinco) atletas de outro município;
            Parágrafo primeiro: Considerado jogador do Município de Aporá-Ba: fica estabelecido como documentos parâmetros tanto o título de eleitor, ou comprovante de residência, do próprio ou dos pais.
            Parágrafo segundo: A equipe que aderir ao campeonato e durante a competição abandoná-lo está exclusa do próximo campeonato e corre o risco de ficar fora da LDA. Sendo que os jogadores desta equipe não poderão atuar em outra equipe no campeonato em curso. Ficando estabelecido que as equipes que confrontariam-se com a mesma automaticamente o WxO.
Inclui-se a esse Artigo10º, um terceiro parágrafo:
Parágrafo terceiro: Convite especial para três comunidades, o Cumbe, a Marambaia, que deverão apresentar, titulo de eleitor e comprovante de residência específico da localidade, e para a Fundação Magno Alves, que deverá apresentar certidão de inscrição com tempo mínimo de 01( um) ano de permanência para cada jogador considerado de dentro da mesma.
Artigo 14º - composição do banco de reservas: um Técnico, um auxiliar técnico, um massagista, um roupeiro e mais 08 (oito) jogadores. Compete ao técnico e demais componentes, zelar pela disciplina de sua equipe, dando um bom exemplo de conduta, respeito às regras, aos árbitros e à Comissão Organizadora       
Artigo 15º - Na 1ª Fase, as equipes jogarão entre si, 01 (1) jogo, classificando-se para a 2ª Fase as 04 (quatro) melhores colocadas, que jogaram apenas 01 (1) jogo para decidirem os finalistas. Com a seguinte forma: 1º contra 4º e 2º contra 3º.
Artigo 27º - Serão oferecidas as equipes e atletas participantes:
Equipe campeã: Troféu e medalhas de campeão + prêmio extra de R$: 1.100,00
Equipe Vice-campeã: Troféu e medalhas respectivas + prêmio extra de R$ 800,00
Equipe terceira colocada: Prêmio de R$ 500,00
Artilheiro: Prêmio de R$ 200,00
Goleiro menos vazado: Prêmio de R$ 200,00
Equipe mais disciplinada: Prêmio de R$ 200,00

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